Raízes e Perspectivas

A AKET nasceu da visão de um grupo de estudantes de Belo Horizonte, comprometidos, simultaneamente, com o progresso do conhecimento científico e com a cosmovisão cristã. Inicialmente como um pequeno núcleo de reflexão (2001-2003), e em seguida como um centro baseado na Fundação Esmeralda Campelo (2004-2005), a Associação Kuyper foi organizada juridicamente em Maio de 2006, tendo como primeiro presidente Guilherme V. R. de Carvalho.

Respeitando a diversidade de formas de conhecimento e ouvindo a diversidade de interpretações do conhecimento, a AKET quer promover um diálogo crítico e existencialmente comprometido, tendo como eixo norteador o papel da dimensão religiosa da vida humana e do pensamento.

A AKET se posiciona na tradição “reformacional” de erudição cristã acadêmica, inspirada pela vida e obra do teólogo e estadista Abraham Kuyper, e promove o desenvolvimento de aplicações originais dessa tradição no contexto Brasileiro de vida, sociedade e academia, operando ao mesmo tempo em diálogo com outras propostas Cristãs de fé e academia.